Um dia antes da primeira apresentação do Iron Maiden em São Paulo, em dezembro, o público paulista poderá assistir também ao British Lion. A banda do fundador, baixista e principal compositor do Iron Maiden faz uma rápida passagem pelo país – sua segunda vez por aqui – para uma apresentação única no Fabrique, no dia 5 de dezembro. A venda de ingressos começa na quarta-feira, dia 30 de outubro, às 10h.
Lançado em 2012 com um álbum que esteve nos charts de rock de vários países, o British Lion foi criado por Harris para se apresentar em locais pequenos, contrastando com as performances em grandes arenas, típicas do Iron Maiden. Na época, Harris buscava uma forma de explorar músicas mais curtas, orientadas para o hard rock, e experimentar diferentes estilos de baixo.
Harris, o idealizador, fundador, baixista, principal compositor, tecladista e coprodutor de uma das maiores bandas de rock da história, uniu-se a Richard Taylor nos vocais, David Hawkins na guitarra e teclado, Grahame Leslie na guitarra e Simon Dawson na bateria. Juntos, lançaram o primeiro álbum do British Lion e iniciaram apresentações em pequenos locais no Reino Unido. Em 2018, a banda realizou sua primeira turnê mundial fora da Europa, incluindo apresentações no Brasil, onde tocaram no Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre.
Agora, a banda está de volta à estrada numa nova turnê que inclui, além da passagem pelo Brasil, suas primeiras apresentações na Oceania (Austrália e Nova Zelândia), shows no Japão e, pela primeira vez, na Costa Oeste dos Estados Unidos. Confira mais detalhes a respeito do show do British Lion em São Paulo no SERVIÇO abaixo.
O show contará ainda com a abertura de Tony Moore’s Awake, um espetáculo solo original baseado em um álbum conceitual que foi escrito e gravado pelo cantor e compositor britânico Tony Moore.
BRITISH LION
Para muitos, Steve Harris já havia conquistado tudo o que poderia sonhar com o Iron Maiden – uma banda que gravou 16 álbuns de estúdio e vendeu mais de 90 milhões de cópias em todo o mundo. No entanto, surge o British Lion, o primeiro projeto solo de Harris. Desenvolvido em meio a turnês, o projeto foi motivado, segundo o próprio artista, pelo talento bruto dos músicos envolvidos.
“Levou anos para que isso acontecesse”, diz ele. “Originalmente, o vocalista Richard Taylor e o guitarrista Grahame Leslie me enviaram uma fita – isso deve mostrar a vocês há quanto tempo aconteceu. Fiquei impressionado e decidi ajudá-los um pouco, e foi a partir daí que a coisa foi tomando forma. Eu achei que as músicas eram tão impactantes que seria um crime se elas não vissem a luz do dia.”
Com uma vibe de rock pesado, o British Lion traz uma paleta diversificada de sons: meditativo, melancólico e intensamente pesado. Suas canções carregam o estilo inimitável de Harris, mas são infundidas com uma química diferente, criando um universo à parte do Iron Maiden. É um projeto com alma, concebido anos atrás, que traz a atitude dos anos 70, recriada com uma abordagem moderna.
Sobre o nome British Lion, Steve explica: “Isso representou muitas coisas para mim. Eu sempre fui patriota. Sempre tive orgulho de ser britânico – não vejo nenhum motivo para não ser. É uma parte enorme do meu ser. Não é como se eu estivesse agitando a bandeira ou tentando pregar, isso não é uma declaração política. É como apoiar seu time de futebol, de onde você é. Acho que se presta a algumas imagens muito fortes também, e para mim isso se encaixa com o som.”
E que som! Inesperado, empolgante e diferente de tudo o que o Iron Maiden fez, British Lion é uma escolha ousada de um dos músicos mais bem-sucedidos, influentes e talentosos do Reino Unido. “Com o Maiden, sempre fizemos o que parece certo, e isso não é exceção. Mas, quanto ao som do British Lion, é natural que soe diferente de tudo o que fiz antes, já que trabalhei com músicos diferentes. Acho que vai surpreender muita gente, e estou muito animado.”
Em 2020, com a banda já estabelecida, o British Lion lançou seu segundo álbum de estúdio, “The Burning”, com os sucessos “Spit Fire”, “Lightning” e a faixa-título, “The Burning”. Para a Metal Temple, o disco “é refrescante ao contar a história e sugere contos ainda melhores no futuro”, enquanto a Classic Rock destacou que “tudo, desde a faixa-título até ‘Bible Black’, brilha com frescor e vigor estranhamente juvenil”. O disco foi nomeado como um dos álbuns do ano pela BraveWords.
SERVIÇO
BRITISH LION 2024Cidade: São PauloData: Quinta-feira, 5 de dezembro de 2024Local: FabriqueEndereço: R. Barra Funda, 1071 – Barra Funda, São PauloAbertura dos portões: 19hInício do show: 21hClassificação Etária: 18 anos desacompanhado. Menores de 18 anos apenas acompanhados pais/responsável legal. Sujeito a alteração, conforme decisão judicial.Limitações: 6 ingressos por CPF, limitado a 4 meias-entradas.Vendas Gerais: Quarta-feira, 30 de outubro às 10hVendas em: https://www.livepass.com.br
BILHETERIA OFICIAL (SEM COBRANÇA DE TAXA DE SERVIÇO)ESTÁDIO DO MORUMBI | BILHETERIA 5Endereço: Av. Giovanni Gronchi, 1866 – São Paulo/ SPFuncionamento: Terça a Sábado – das 10h às 17hNão há funcionamento aos domingos, feriados, emendas de feriados, dias de jogos ou em dias de eventos de outras empresas.
PREÇOSPista Lote 1 – R$350,00Pista Lote 1 meia-entrada – R$175,00
Comments